terça-feira, 1 de setembro de 2009

O dia em que a Terra parou... Ou foi o Gmail?

Era uma tarde comum de trabalho. Tudo estava normalmente bem. Calor, ar condicionado, computadores, cadeiras e mesas. Tudo irritantemente normal. Até que um funcionário do departamento de vendas indagou:
- ... a internet caiu?

De prontidão, o técnico respondeu:
- Não, a internet está funcionando normalmente. Estou conectado.

O gerente retruca:
- Não, não está funcionando, venha ver.

O técnico tinha razão. Se não era a Internet, então o que havia "caído"? O mistério durou alguns instantes. Aos poucos, notamos que o Gmail de nosso Google Apps não estava conseguindo estabelecer uma conexão com o servidor. Mas ao contrário das outras vezes, o problema não era com nossa conexão à internet.

Estranho. Começamos a ficar preocupados. Até que alguém resolveu apertar o atalho F5 do browser. Desespero com o resultado: "Server Error". Com assim? O server não poderia ter dado um error como resposta! Inacreditável. Durou bem mais de 30 segundos.

Foi estranho. Era como se a energia elétrica tivesse acabado. Ou a comida. Ou a água potável. Ou a vida no planeta. Sem poder enviar ou receber a correspondência eletrônica com os clientes, o final da tarde foi tenso. A cada vez que acionávamos a tecla F5, mais tensa a tarde ficava.

No finalzinho do expediente, quando alguns já iam embora, o último F5 do dia informava que, aparentemente, a Terra tinha voltado a girar.

Um momento para reflexão. Talvez seja hora de fazer aquele backup dos seus dados da nuvem, pois pode chover a qualquer hora.