terça-feira, 26 de julho de 2011

Pelo mundo (virtual) afora

No ano passado tive um acesso de inspiração e publiquei alguns cliparts no OpenCliparts.org, um portal de hospedagem de ilustrações vetoriais sob domínio público.

Algumas semanas depois, o Google começou a mostrar estes cliparts nos resultados de pesquisa por imagens com meu nome. Dias depois, cada clipart passou a aparecer várias vezes na mesma busca por imagens. Notei que os desenhos estavam se espalhando pela web de portal em portal, e como o OpenClipart adicionou meu nome no nome do arquivo e nos seus meta-dados, eu tive certeza que eram os mesmos.

Tudo bem, publiquei no OpenClipart com esse objetivo mesmo: divulgar os desenhos. Hoje fui até o OpenClipart novamente, e agora eles exibem os top 10 downloads na página de cada artista. Para minha surpresa, alguns cliparts já passaram dos mil downloads! Claro, a maior parte deve ser dos robozinhos dos sites que republicaram o trabalho, mas já é gratificante.

Também achei interessante que alguns dos modelos de documento do Google Docs que eu publiquei já foram utilizados diversas vezes. Agora os templates já não possuem mais a contagem de utilizações, apenas a avaliação dos usuários, que até agora foi de 4 estrelas.